A dinâmica interna da Terra é evidenciada pelo movimento de placas litosféricas e torna-se observável à superfície através da ocorrência de falhas e dobras e da formação de montanhas.A atividade vulcânica é também uma consequência da dinâmica interna da Terra.
Vulcões e a sua constituição
Os vulcões são estruturas geológicas da crosta terrestre originadas a partir da expulsão de magma(material rochoso fundido, rico em gases que se encontra abaixo da superfície e a elevadas temperaturas).
Materiais expelidos pelos vulcões
Durante as erupções vulcânicas são expelidos pelos vulcões vários tipos de materiais, em diferentes estados físicos:
- Materiais gasosos- vapor de água,dióxido de carbono, dióxido de enxofre, entre outros gases.
- Materiais líquidos- lava. O magma, quando chega à superfície, perde parte dos gases,passando a denominar-se lava. Ao arrefecer, a lava assume diferentes aspetos, consoante a sua composição e as condicões de arrefecimento.
- Materiais sólidos- piroclastos. Estes materiais são arrancados das paredes da chaminé vulcânica pela passagem de magma ou resultam da solidificação da lava durante o seu percurso aéreo. Os piroclastos são classificados atendendo à forma e ao tamanho que apresentam.
Tipos de atividade vulcânica
O tipo de atividade vulcânica depende essencialmente da viscosidade da lava que, por sua vez, depende de fatores como:
-a composição química do magma;
-a temperatura a que se encontra o magma;
Assim, podemos considerar, genericamente, três tipos de atividade vulcânica:
-explosiva;
-efusiva;
-mista;
Atividade explosiva
Quando a lava é muito viscosa, flui com dificuldade e solidifica próximo cratera ou no interior da chaminé. Os gases retidos libertam- com dificuldade, ocorrendo, por isso, violentas explosões que podem destruir o cone vulcânico.
Neste tipo de erupção, o cone vulcânico resultante é alto, de vertentes inclinadas e formado essencialmente por piroclastos. Por vezes, formam-se nuvens ardentes, que são constituídas por gases, piroclastos e lava a temperaturas muito elevadas, deslocando-se muito rapidamente.
Atividade efusiva
Quando a lava é fluída(pouco viscosa), desliza facilmente, formando escoadas de lava, que se afastam da cratera. a extensão e velocidade das escoadas dependem do declive do terreno e da viscosidade da lava. Os gases libertam-se facilmente, ocorrendo poucas ou nenhumas explosões.
O cone vulcânico resultante é baixo, de vertentes suaves e formado essencialmente por lava solidificada.
Atividade mista
Neste tipo de atividade vulcânica, verifica-se alternância de períodos explosivos e efusivos. Nestes casos os cones são formados por camadas alternadas de piroclastos e lava solidificada. O vulcão dos Capelinhos (Faial, Açores) e um exemplo de um vulcão com atividade mista.